Muitos são os textos do que FAZER com cachorro, mas e o que NÃO fazer com o seu cachorro? Vamos falar neste texto sobre algumas coisas comuns que os tutores destes animais fazem, por mais que sem intenção de magoá-los, mas que não é certo. Confira!
1 – Bater no cachorro
Apesar de parecer cruelmente óbvio, muita gente ainda faz isso pensando que está punindo o animal e que ele está entendendo o que está acontecendo. A educação do animal deve ser feita por punição positiva, ou seja, premiá-lo (com um petisco, carinho ou brincadeira, por exemplo) quando ele fizer algo certo e ignorá-lo quando ele fizer algo errado. Tudo que estes animais querem é atenção e quando você bate nele, mesmo que seja algo ruim, ele entende que você está cedendo e dando atenção para o que ele fez.
2 – Evitar o veterinário
Entendemos que levar o seu cão ao veterinário a cada 15 dias ou a cada mês é um custo a mais para a família. Entretanto, assim como nós seres humanos, os cãezinhos podem pegar algumas doenças, que nem sempre ficam estampadas exteriormente e que devem ser tratadas. Quando pegamos um animal para criá-lo, entendemos que estamos assinando um termo com a vida dele e é nossa obrigação zelar pelo seu bem-estar. Por isso, se o seu cão estiver passando mal ou com qualquer problema de saúde, leve-o até um veterinário de confiança.
3 – Mantê-lo preso à correntes
A melhor maneira de evitar que o seu cachorro “destrua a casa” por conta da energia que apresentam – principalmente quando são filhotes – é educá-lo e tratá-lo como alguém realmente da família. Deixar o animal preso a uma corrente, pode causar sentimentos que acarretam até mesmo doenças no animal. Nenhum ser vivo gostaria de ser acorrentado, então por que fazer isso com o seu cãozinho?
4 – Deixar de passear com o seu cachorro
Apesar da correria e a falta de tempo, é preciso sempre separar um espacinho da sua vida para passear com o seu cãozinho. Além de zelar pelo bem-estar mental do animal, ele ainda pratica exercícios físicos. Coloque isso como prioridade. 20 minutos pela manhã e 20 durante a noite são suficientes para começar essa rotina com o seu animal.
5 – Caminhar em período de sol muito quente com o cachorro
Por melhor que seja a sua intenção ao passear com o animal em um dia ensolarado, é preciso lembrar-se de que o calor vem ainda mais intenso depois de “bater” no asfalto ou na areia. Sendo assim, se está quente para você, pode apostar que está ainda mais para o seu animal.
Outro fator para evitar caminhar no sol quente com o cão é que os cachorros queimam as patas no chão. Nós usamos chinelos, sandálias, sapatos e outros utensílios que nos protegem. Vale lembrar que sapatinhos para cachorro também não são indicados já que estes acessórios super aquecem o animal e o prejudicam. Procure passear bem pela manhã ou então no final da tarde, quando o sol está mais fraco.
6 – Alimentar seu cão com coisas tóxicas
Apesar de parecer inofensivo, alguns alimentos que são maravilhosos para nós podem fazer muito mal para o seu cão. Por isso, é preciso saber o que não fazer com cachorro. O chocolate é um deles, por exemplo. Muitas pessoas acreditam ser inofensivo comer algo e oferecer para o cachorro quando estão por perto.
Entretanto, vale ressaltar que você estará prejudicando a saúde do animal. Alguns alimentos que são ótimos para seres humanos mas que não devem ser oferecidos para os animais são:
- Abacate;
- Cebola e alho;
- Cafeína;
- Uvas e passas;
- Leite e derivados (queijo, iogurte etc);
- Macadâmia;
- Doces;
- Chocolate;
- Carne gorda e ossos;
- Caqui, pêssego e ameixa;
- Ovo cru;
- Carne e peixe cru;
- Sal;
- Bebidas açucaradas;
- Batata (ou a casca);
- Fermento;
- Entre outros.
7 – Deixar comida – ração – à vontade
Diversos fatores mostram como é negativo deixar ração à vontade para o seu cãozinho, como:
- Perda do sabor e aroma;
- Descontrole sobre o que o cachorro está comendo;
- Fragilização dos laços entre tutor e animal – visto que você já não está demonstrando ser o provedor do alimento do seu animal.
8 – Acordar o cachorro no meio do sono dele
Apesar de não demonstrarem nenhum tipo de mágoa contra o seu tutor, acordar o animal durante um sono (principalmente um sono mais profundo) é tão prejudicial para o cão quanto para um ser humano. Além de estressá-lo, você acaba dando uma descarga de adrenalina, gerando também ansiedade em seu cãozinho.
Por isso, respeite o sono do seu cachorro, não fique cutucando-o, mexendo nele e nem nada disso. Se for muito necessário acordá-lo, para viajar, sair de casa para um compromisso com ele ou algo parecido, chame-o pelo nome, faça um carinho leve para que ele acorde sem susto e no tempo dele.
Os animais merecem todo respeito que nós merecemos e é por isso que temos que ser exemplo para estes seres que nos amam tanto e nos acompanham em tudo. Por isso, busque seguir essa lista do que não fazer com cachorro e deixe o seu PET mais feliz!
Você tem um companheirinho também? Conte para nós quais foram os melhores momentos com o seu cãozinho.