Viajar com animal de carro, os mais comuns cachorro e gato, é como viajar com um recém-nascido: é preciso estar preparado (inclusive para imprevistos). É muito comum que os donos queiram proporcionar bem-estar aos seus animais em qualquer situação. Por isso, não basta abrir a porta do carro e colocar o seu pet lá dentro para a viagem acontecer! É necessário se preparar e, para te ajudar nessa missão, separamos 9 dicas para você fazer o seu checklist.
01 – Plaquinha de identificação
Um dos primeiros itens ao pensar em viajar com animal de estimação é fazer uma plaquinha de identificação para o seu pet. Elas funcionam como um tipo de RG o animal se perca durante a viagem e vai lhe dar mais segurança para curtir com o bichinho. Coloque:
- Nome pelo qual o cachorro atende;
- Nome do tutor;
- Números para contato.
02 – Adaptação do animal no carro
Na semana da viagem, dê algumas voltas de carro com o seu animal por pequenas distâncias para ele se acostumar com o balanço e o ambiente. Com esta preparação, no dia do passeio, ele não se agitará e o mais importante: não colocar a vida de vocês em risco.
03 – Leve o animal a um veterinário de confiança
Antes de viajar, o ideal é levar o animal até um veterinário para se informar sobre riscos, cuidados, pedir para que o especialista receite um remédio de enjoo. Vale até mesmo perguntar sobre o kit de emergência para o seu amigo.
Se o seu animal de estimação já tem algum tipo de problema, vale pesquisar clínicas veterinárias no seu local de destino.
04 – Crianças no banco de trás!
Precisamos estar cientes de que os animais devem ser transportados no banco de trás (sim, como bebês). Mas aí vem a dúvida: bolsa e cadeirinha ou caixa de transporte?
Bolsa e cadeirinha: estes acessórios são muito seguros e costumam ser bastante confortável para os animais. Além de parecerem um bebê conforto, apresentam o ponto positivo de ter um cinto de segurança para deixar o bichinho bem preso no carro.
Caixa de transporte: esta é mais recomendável para os bichanos, já que os gatos gostam mais desse tipo de ambiente e estão acostumados.
Ambos são fáceis de encontrar e têm um preço acessível para serem adquiridos.
05 – Vacinas em dia
Os animais devem estar com todas as vacinas em dia para não correr o risco de contrair doenças no local de destino da viagem. É obrigatório levar carteira de vacinação e um atestado de trânsito (conhecido também como guia de trânsito) fornecido pelo médico veterinário particular.
06 – Pet Stop!
Principalmente se for uma viagem longa, pense sempre nas necessidades do seu amigo! É recomendável fazer paradas a cada duas horas, no mínimo. Saia do automóvel, dê água e caminhe um pouco pelo local para que ele possa se movimentar e fazer as necessidades fisiológicas.
07 – Pets também têm mala de viagem
Sair para viajar com animais de estimação requer preparação. Leve acessórios para que o bicho se sinta em casa. Vale levar as cobertas que eles está acostumado a dormir para reforçar a ideia de acolhimento. A comida que ele está acostumado a comer em casa também deve fazer parte dos itens da mala.
Além destes itens, não esqueça dos potes para ele comer e beber água e um kit higiene (toalhas e shampoo – jamais use as toalhas e roupa de cama do hotel). Se o destino da viagem for para um lugar frio, leve bastante roupinha para manter o bichinho aquecido.
08 – Atenção a temperatura do carro
Na hora de entender qual temperatura deixar dentro do carro durante a viagem, a dica é colocar um clima semelhante a temperatura externa. Não coloque o ar-condicionado na temperatura mínima e nem na máxima. Procure o meio termo.
09 – Acessórios que podem ajudar na viagem
- Cadeirinha de banco;
- Capa para banco e porta-malas;
- Caixinha de transporte;
- Adaptador para cinto de segurança;
- Tela de proteção;
- Bebedouro e comedouro portáteis.
10 – Aproveitem a viagem
Chegando lá, aproveitem muito a viagem, brinque bastante com o seu animal e faça fotos incríveis para recordar este momento. A preparação da viagem vai tornar tudo ainda mais tranquilo. Busque por hotéis que sejam pet friendly, ou seja, recebem bem os animais e possuem espaços preparados para manter o bem-estar deles.