Obviamente que Vacinação em Cães é algo muito comum em qualquer clínica veterinária.
No entanto, quando um animal chega ao consultório veterinário para iniciar o protocolo de vacinação, uma das primeiras dúvidas que temos é se toda imunização isso é realmente necessária.
E logo em seguida para que todas essa imunização irá servir.
Já conversamos sobre a importância da vacinação em cães em outras matérias em nosso site, assim como algumas das doenças prevenidas.
Vacinação em Cães: Quais Doenças Prevenimos
Mas vamos conversar agora sobre as principais doenças que as vacinas cobrem, assim como sua importância.
RAIVA: Uma vez que os sintomas se iniciam, a raiva é sempre fatal. O vírus da raiva é transmitido através de mordidas se instalando no cérebro e sistema nervoso central. Por lei, é de responsabilidade dos tutores a pratica da vacinação contra essa doença e o governo realiza (ou deveria realizar) campanhas anuais contra essa doença por se tratar de uma zoonose (doença transmitida de animais ao homem).
Sua prevenção é realizada com uma única dose de vacina, e com reforços anuais depois disso.
CINOMOSE: Uma das doenças mais temidas pelos tutores, a cinomose costuma ser fatal, causando uma grande variedade de sintomas aos animais infectados, incluindo diarreia, vômitos, descargas nasais e convulsões. Cães podem se infectar quando em contato com o vírus que pode estar presente em animais doentes ou no ambiente em que eles frequentam. Um vírus da cinomose pode permanecer viável em um ambiente por meses, mesmo quando devidamente limpos com produtos de limpeza usados na rotina de casa. Saiba mais clicando aqui.
Todos os animais devem ser vacinados contra a cinomose, iniciando com 6 semanas de vida, recebendo duas doses de reforço com um intervalo de 21 entre elas e uma dose de reforço anualmente.
HEPATITE: A hepatite é uma doença viral que acomete o fígado. A doença é transmitida através de secreções nasais ou oculares e pela urina de animais doentes, levando a danos severos e permanentes ao órgão.
PARVOVIROSE: A parvovirose é uma doença altamente transmissível e de fácil contaminação, levando a quadros severos de diarreia, vômitos e desidratação, principalmente em filhotes. O vírus pode permanecer viável no ambiente por anos, assim como o da cinomose e a vacinação contra ela deve ser obrigatória para a saúde do animal.
PARAINFLUENZA: Parainfluenza é uma das doenças que acomete o sistema respiratório de cães. Além de ser altamente contagiosa, pode se espalhar pelo ar, causando tosses e espirros em cães infectados.
LEPTOSPIROSE: Causada por uma bactéria, possui nos ratos seu portador preferencial e é eliminado pela urina desses roedores. O cão pode se contaminar ao brincar com ratos graças ao seu instinto de caçador ou através diretamente de sua urina no ambiente. Os sintomas são mucosas ictéricas (olho e genviga amarelada), febre e diarreia (muitas vezes com sangue).
A vacinação contra Leptospirose é muito importante, principalmente se o animal frequenta locais que podem ter ratos transitando.
CORONAVIROSE: Com sintomas semelhantes a Parvovirose, é uma doença transmitida por um vírus com um alto grau de contaminação e se instala no aparelho intestinal dos cães. A transmissão se da principalmente através das fezes de animais doentes e o vírus permanece viável no ambiente, mesmo após serem limpos com a maioria dos produtos de limpeza usados no nosso dia a dia.
BORDETELLA BRONCHISEPTICA: A bactéria da Bordetella é outra causa comum da tosse dos canis nos cachorros. Como a parainfluenza, é altamente contagiosa e pode se espalhar através do ar. Ela acomete com mais facilidade animais que permanecem presos em locais fechados com outros cães, ou que frequentam locais públicos como parques e creches com outros animais.
GIARDIA: É uma doença causada pelo protozoário Giardia lamblia, que pode infectar diversas espécies animais, além dos cães e também o homem. Esta espalhada por todo o Brasil e, desde 1979, a Organização Mundial de Saúde classifica a Giardíase como uma zoonose, isto é, uma doença que pode ser transmitida diretamente do animal para o homem. Seu principal sintoma são diarreias intermitentes e vômitos. Saiba mais clicando aqui.
E você, acha que a Vacinação em Cães é importante?
Deixe um comentário nos contando a sua experiência.
E se gostou do texto, clique nos botões abaixo e compartilhe nas Redes Sociais.
Há quase 15 anos atendendo diversos clientes na Zona Norte de São Paulo. Sempre se atualizando e zelando pelo Bem Estar dos seus clientes e de seus pets.