O seu gato faz coisas que você não entende o porquê? Apesar de parecerem desapegados de seus donos, os felinos gostam muito de carinho e fazem de tudo para chamar atenção. Por isso, resolvemos criar este texto para que você comece a perceber os comportamentos e sinais do seu gatinho (além de você derreter, com tantas imagens fofas!)
1 – Sentar no seu colo de costas para você
O bichano vai até o seu colo, deixam o local fofinho, rodam pra lá e pra ca e senta de costas para você. Calma, isso não é nenhum tipo de insulto. A explicação para tal comportamento é um sinal de que ele confia bastante em você. Por saberem que pode confiar em seu tutor,
os gatos sentem-se seguros quando você está por perto e acham que devem cuidar e ficar atento ao ambiente que os cercam. É como se ele pudesse falar para você ficar tranquilo e confiar na proteção dele. (Fofo, né?)
2 – Comer grama e vomitar
Quem acompanha esses momentos e não sabe o motivo, deve pensar: ‘’Por que esse gato continua comendo mato sendo que sempre vomita depois?”. A explicação é que os felinos gostam de comer grama para eliminar bolas de pelo que frequentemente ingerem e melhorar o estômago. Isso funciona como um instinto bastante inteligente, já que a fibra vegetal ajuda e faz bem. Apesar disso, é importante se informar com um pediatra de confiança, pois não é qualquer graminha que pode ser ingerida.
3 – Colocar a pata na água antes de bebê-la
Pode parecer bobagem e que estão simplesmente brincando com a água. Entretanto, algumas hipóteses afirmam que esta atitude que o gato faz acontece pois ele quer conferir a altura da água para não molhar totalmente os bigodes na tigela de água. Inteligentes, não é mesmo?
4 – Miar por ração quanto o pote ainda está cheio
Independente de quanta ração você coloca no pote, o seu gato faz coisas que demonstram que ele quer ainda mais comida. Geralmente, ele come os grãos do meio e deixa nas beiradas, miando insistentemente por mais ração. Acertei? Duas possibilidades explicam o motivo dessa atitude:
- Questão anatômica: dependendo do formato do pote de ração, o bichano tem dificuldades de alcançar os grãos do cantinho do comedouro, precisando virar a cabeça pra lá e pra cá para alcançar. Com isso, ele prefere esperar até que sua comida seja servida novamente.
- Por ter bigodes muito sensíveis, o gato faz de tudo para não ficar indo muito a fundo no pote e relando os fios nas extremidades. Sendo assim, é bem melhor esperar quando o pote estiver bem cheio.
Dica: compre um comedouro em formato quadrado para evitar este tipo de situação para o seu bichinho.
5 – Esfregar a cabeça em seu tutor ou em pessoas que ele goste
Este é um momento de conexão do felino com você. Claro que não há nada mais gostoso para um ser humano que seja amante dos gatos do que ele esfregar a cabeça como sinal de afeto. Esta é uma atitude do felino para oferecer seus feromônios faciais e mostrar o quanto gosta e confia em você.
6 – Saltos do nada
Por mais que pareça que o seu animal está ficando um tanto quanto maluquinho ao correr pelos sofás, camas e dar saltos que demonstram ainda mais a sua habilidade, isso não passa de um momento de exercícios. Um dado muito bacana de saber é que um gato pode correr até 48 km por hora! Esta atitude é ainda mais normal se o seu gato não costuma sair de casa, já que é uma maneira de drenar a sua energia.
Dica Jardim França: se você tem dúvidas sobre se o seu gato precisa ou não passear, acesse o nosso post!
7 – Trazer animais mortos para casa
Tudo bem, compartilhamos do mesmo sentimento de insatisfação e estranheza que você tem quando um gato traz um pássaro ou rato morto e deixa bem na sua frente. Segundo especialistas, este tipo de comportamento deve-se por diversas razões:
- Está agradecido pelo carinho que tem com ele e traz a presa como um presente (presente de grego este, não?);
- Quer partilhar o seu prêmio com você. Assim como você compartilha a casa, oferece comida e um ambiente seguro, o gato deseja fazer o mesmo, já que reconhece que você é parte da família dele;
- Quer mostrar que conseguiu concluir a sua caçada com sucesso.
8 – Descansos em locais estranhos
Dormir na pia, sobre o teclado do seu computador e em caixas. Não importa o quão desconfortável esses locais possam parecer para nós, meros humanos. E não estamos afirmando que estes são os lugares mais confortáveis do mundo para o seu gato. É bem provável que você flagre o seu bichano dormindo em lugares assim especialmente quando você estiver por perto. Isso porque estar ao lado da sua pessoa favorita significa relaxamento.
Dica Jardim França: se você está pensando em ter um gatinho, conheça alguns dos motivos pelos quais estes animais são ótimos companheiros.
Algumas mais normais, outras mais estranhas. Independente da atitude que seu gato faz, quase todas elas têm um porquê. Agora que você já conhece as manias estranhas do seu felino, é só retribuir todo o amor e compreensão que você tem para oferecê-lo.
E o seu gato, tem alguma mania que não foi citada aqui e você gostaria de saber o porquê? Conte pra gente nos comentários!