Tem pelo de cachorro por toda a sua casa? Calma! Nós temos BOAS dicas para te ajudar.
Sabemos que todo tutor que ama seu amigão tem o desejo de manter o pelo do seu cachorro lindo, brilhante e macio.
Afinal de contas, isso reflete diretamente na saúde do seu cachorro, pois a pelagem é um dos primeiros indicativos para saber se o cachorro está saudável ou se precisa de mais cuidados.
Pois, caso o pelo do seu cachorro esteja mais fraco, opaco ou sem vida, é muito importante que você procure um médico veterinário da sua confiança.
Mas, se o seu objetivo é saber sobre algumas dicas importantes para cuidar do pelo do seu cachorro, sem utilizar produtos químicos, separamos algumas dicas que, com certeza, irão evitar grandes problema com a queda dos pelos por toda a sua casa.
#1 Muito cuidado com a alimentação
Não tenha dúvida de que a alimentação é o primeiro fator de cuidado com os pelos do cachorro.
Uma alimentação saudável e balanceada vai aumentar a qualidade dos pelos devido a quantidade de vitaminas e proteínas ingeridas pelo seu amigão.
Muitos nutrólogos falam sobre oferecer uma boa comida caseira (balanceada e suplementada), mas sabemos que nem todos tem tempo e disposição para isso e varia de animal para animal.
Porém, elas são equivalentes as chamadas Rações Super Premium (Royal Canin, Hills, Premier e etc).
Embora elas sejam mais caras que as comuns, a qualidade da alimentação do seu cão irá aumentar muito e, consequentemente, você verá uma melhora significativa na aparência dos pelos dele.
Mas, antes de escolher uma ração, verifique com o seu veterinário de confiança qual a melhor indicação para o tamanho, peso e idade do seu amigão.
E, por fim, é muito importante que ele tenha uma água limpa e fresca sempre a disposição para que ele se mantenha hidratado.
Uma dica interessante: Quando você precisar mudar a dieta do seu cão, faça essa mudança de forma gradual.
Assim, o pet não vai sentir toda a mudança de uma vez.
Isso, com certeza, vai ajudar para que ele aceite o novo cardápio. 🙂
#2 Banhos são essenciais
É muito importante que o seu cachorro tome banho regularmente.
Se você não tem tempo ou espaço para dar banho no seu amigão, procure um espaço de banho e tosa que tenha a qualidade que você procura.
Afinal, cada vez mais os tutores de cães utilizam-se de serviços externos para melhorar o bem estar deles, como mencionamos no artigo que falamos sobre os 5 principais cuidados com o seu cachorro.
Mas, se você quer dar banho no seu cachorro, nunca utilize o seu próprio shampoo nele, pois essa prática pode causar alergias.
E tenha muito cuidado ao secá-los, para evitar que a pele fique úmida e também provoque algum tipo de alergia.
Muito Cuidado: Banho demais também é prejudicial para a pele do seu amigão.
Não devemos dar mais do que um banho por semana nos cães, pois isso deixará a pele úmida e retiramos também a sua proteção natural.
#3 Escovar o seu Cachorro é Fundamental
Nós, os seres humanos, construímos as nossas vidas baseadas em rotinas em quase todas as atividades.
E isso permite que o nosso cérebro gaste menos energia para pensar em tudo o que temos que fazer.
Por isso, escovamos os dentes, tomamos banho, nos vestimos e etc quase sempre da mesma forma.
Com os nossos cachorros, essa prática também deve existir.
A escovação da pelagem é importante que seja feita todos os dias para que, na troca de pelo, você consiga remover os pelos mortos que ainda estão no seu cachorro e que poderão se espalhar pela sua casa.
O ato de escovar os pelos diariamente irão deixar os tutores mais atentos a qualquer ferida ou falha de pele logo no início, o que ajuda muito em um tratamento mais rápido.
Claro que, é muito importante que você tenha paciência e encontre um tempo para realizar essa atividade.
Aproveite esse momento para fazer carinhos e transformá-lo em algo gostoso para você e para o seu amigão.
#4 Cuidado com pulgas e carrapatos
A escovação diária ajuda muito a verificar se há algum parasita no seu cachorro.
Mas, deixamos esse tópico a parte, pois esses parasitas podem causar doenças sérias, que levam a irritação e ressecamento da pele dos cachorros.
E isso também pode causar queda nos pelos.
Se você quiser saber mais sobre o tratamento contra esses parasitas, nós falamos aqui sobre como lidar com a Infestação por pulgas e carrapatos.
Mas, sempre é bom prestar a atenção em tudo que tenha relação com a pelagem do seu cachorro.
#5 Infecções e Alergias
Como dissemos acima, as infecções causadas por parasitas é uma das causas para a queda dos pelos dos cachorros.
Então, sempre converse com o seu veterinário de confiança para que ele lhe indique os melhores tratamentos para os casos de infecções.
No caso de alergias, nós temos 2 posts que falamos sobre as Alergias Mais Comuns e sobre o tratamento de Dermatite através da Homeopatia.
Geralmente animais com doenças na pele (dermatites) tem como sintoma um odor mais forte, que volta em um tempo muito mais curto após os banhos.
Além das causas que explicamos nos artigos acima, uma das causas dos problemas alérgicos nos cães podem ser ocasionadas pelos mesmos problemas que nós humanos também possuímos, como pólen, ácaros, mofo e, como já dissemos anteriormente, a alimentação.
Afinal, há alguns tipos de alimentos que são proibidos para os cachorros.
A Clinica Veterinária Jardim França, está apta a esclarecer qualquer dúvida a respeito do produto ideal para Banhos e Tratamentos.
Além de contar com dezenas de produtos para cada tipo de animal (coloração da pelagem, tonalizantes, queratinizadores, máscaras hidratantes, entre outros) possui profissionais treinados para escolherem o melhor para seu amigo peludo.
Caso tenha ficado com alguma dúvida?
Entre em contato conosco clicando aqui.
Ou deixe um comentário que ajudaremos você.
E se gostou do texto, clique nos botões abaixo e compartilhe nas Redes Sociais.
Há quase 15 anos atendendo diversos clientes na Zona Norte de São Paulo. Sempre se atualizando e zelando pelo Bem Estar dos seus clientes e de seus pets.