West highland white terrier: conheça tudo sobre a raça

O West Highland White Terrier, ou simplesmente Westie, é um pet que conquistou muitos fãs ao longo dos anos. Você se lembra daquele simpático cãozinho do comercial do provedor de internet IG (2000)? Pois é! Aquele era um West highland white terrier

Junto com toda a energia e coragem dessa raça, vale ressaltar que os cãezinhos são os mais amigáveis e afetuosos dentre os Terriers. Além disso, são animais super adaptáveis às mudanças de ambientes e têm a carinha mais fofa que você já viu!

A raça originou-se na Escócia e eram vistos sempre com outros terriers, como o Cairn Terrier, o Escocês, Skye e o Dandie Dinmont. Por ser uma raça extremamente inteligente, o West highland white terrier é bastante usado em comerciais e filmes.

Ficha técnica do West Highland white Terrier

West-highland-white-terrier

Expectativa de vida: de 12 a 16 anos

Origem: Escócia

Cor: Branco

Personalidade: Resistente, Independente, Ativo, Alerta, Amigável, Alegre, Corajoso

Peso: Feminino: 6–7 kg, Macho: 7–10 kg

Altura: Feminino: 23–28 cm, Macho: 25–30 cm

Cuidados com o West Highland White Terrier

Pelos: assim como outras raças, os pelos do West Highland White Terrier precisa ser escovado todos os dias (se possível) e cortado pelo menos duas vezes por ano. Mesmo que você gaste bastante energia com o seu cãozinho em casa, é importante levá-lo para caminhar sempre que puder, já que nada pode substituir os exercícios.

SENTIDOS DA ESCOVAÇÃO

  • Cabeça: da nuca para a frente;
  • Pescoço e dorso: da nuca para o rabo;
  • Laterais e saia: do dorso para baixo.

Orelha: é muito importante manter as orelhas do animal sempre secas e limpas para evitar a proliferação de fungos e bactérias, que causam otites no seu amigo. Use preferencialmente produtos naturais para realizar a higienização da orelha do cachorro, como calêndula e hamamélis. Os algodões podem ser ótimos instrumentos para aplicar os produtos. Nunca utilize cotonetes para limpar o canal auditivo do seu cão.

Unhas: lembre sempre de aparar ou cerrar as unhas do seu cão a cada 15 dias. O corte pode variar entre 1 a 2mm. Deixar de cortar as unhas do seu animal pode acarretar em problemas e incômodos para o cãozinho (além de machucar as visitas que receberem a animação do cão ao chegarem na sua casa). 

Além de zelar pelo seu cão com estes cuidados frequentes, você também pode reduzir o estresse do animal por passar tanto tempo no pet shop. 

Alimentação

Como qualquer outro cão, a quantidade de ração varia de acordo com o peso e tamanho do West Highland White Terrier. É importante lembrar de alimentar o cão de duas a três vezes por dia e manter água sempre à disposição. 

O West Highland White Terrier é considerado filhote até os doze meses. Neste período a quantidade de ração pode variar de 95 a 110 gramas por dia. Se puder dar rações específicas para filhotes, é ainda melhor! Quando o cão completar um ano (e assim por diante), ele já é considerado adulto. Consequentemente, a ração pode aumentar o volume e chegar a 120 gramas/dia.

Saúde do West Highland White Terrier

Os Terriers de extremidades curtas podem ser afetados pela doença de Legge-Calve-Perthes. Ela pode ser provocada por uma ferida ou problemas nutricionais. A doença é dolorosa e costuma aparecer entre os quatro e dez meses de idade do animal. Os sintomas costumam aparecer quando o cão começa a mancar de uma ou ambas as extremidades posteriores até que elas atrofiem. Nos primeiros sinais da doença, o ideal é levar o seu cãozinho até um veterinário de confiança

Uma doença rara que acomete os Wests Hidhlands é a osteopatia craneomandibular (OCM). Aparentemente é uma doença hereditária. Ela se trata da calcificação da articulação localizada entre a mandíbula e o crânio. A doença costuma aparecer entre quatro e sete meses de idade. O principal sintoma no animal é a dificuldade em abrir a boca. 

Outro problema que os West Highland podem enfrentar é a intoxicação por cobreTrata-se de uma hepatite e cirrose hepática desenvolvida pelos animais. Ainda em estudo, a doença mostrou que é provocada por um gene que elimina o cobre por parte do fígado. 

A ceratoconjuntivite também é um problema que pode aparecer nos West Highland White Terrier. Não é um problema frequente, mas é preciso saber que a doença existe. Trata-se de uma forte conjuntivite, que pode chegar a ser crônica e causar muita dor. Remédios receitados por especialistas podem ajudar no tratamento.

Deixe um comentário