Ultimamente a Vacinação em Gatos deixou de ser algo mais restrito para algumas pessoas.
Temos acompanhado antigos tabus desaparecerem com relação a esses nobres e ativos companheiros.
“Ele não gosta do dono, e só permanece em casa para comer” ou “não são carinhosos e são traiçoeiros”
Essas são frases que cada vez ouvimos menos, graças a pratica cada vez maior de termos essa espécie no convívio de nosso lar e o conhecimento real de como eles são.
Mas ao contrário dos cães, que já frequentam nossas clinicas há mais tempo, os gatos vem aos poucos conquistando esse espaço seleto.
E com isso, a conscientização de cuidados em relação a alimentação, higiene e saúde ganham aos poucos mais espaço em nossas rotinas.
Com as vacinas, o mesmo ocorre.
Muitos tutores até mesmo desconhecem que um gato deve ser vacinado, o que nos leva a sérios problemas futuros.
Vacinação em Gatos: Quais Doenças Prevenimos
Abaixo iremos comentar sobre as principais doenças que seu gato deveria estar devidamente protegido com um protocolo de vacinação.
RAIVA: Uma vez que os sintomas se iniciam, a raiva é sempre fatal. O vírus da raiva é transmitido através de mordidas se instalando no cérebro e sistema nervoso central. Por lei, é de responsabilidade dos tutores a pratica da vacinação contra essa doença e o governo realiza (ou deveria realizar) campanhas anuais contra essa doença por se tratar de uma zoonose (doença transmitida de animais ao homem).
Sua prevenção é realizada com uma única dose de vacina, e com reforços anuais depois disso.
PANLEUCOPENIA FELINA: Possuindo um alto grau de infecção viral, se assemelha muito com a Parvovirose em cães. Ele pode causar problemas sérios ao gato e comumente levar ao óbito naqueles não vacinados, principalmente em filhotes. Vô
mitos, desidratação, fraqueza e perca de apetite são sintomas comuns nessa doença.
RINOTRAQUEITE VIRAL FELINA: Refere a doenças do trato respiratório superior causado por um herpes vírus felino (esse vírus não infecta humanos). Os sintomas geralmente incluem secreção nasal e ocular muito semelhante ao resfriado humano. Uma vez infectado, gatos geralmente viram portadores do vírus pelo resto da vida e podem adoecer quando submetidos a algum tipo de stress que leve a queda de imunidade.
CALICIVIRUS: O calicivirus é muito comum e altamente contagioso causando uma infecção respiratória nos gatos. Os sintomas causados por esse vírus são semelhantes aos transmitidos pelo herpes vírus. Em alguns casos, os gatos podem desenvolver úlceras em sua língua e garganta como resultado da infecção.
Importante:
Todos os filhotes de gatos devem receber duas doses da vacina que protege contra essas doenças, à partir de 9 semanas de vida, com uma dose de reforço de 3 a 4 semanas depois;
Um reforço anual deve ser dado todos os anos;
Gatos adultos que não foram vacinados devem iniciar um protocolo de vacinação igual aos filhotes;
E você, acha que a Vacinação em Gatos é importante?
Deixe um comentário nos contando a sua experiência.
E se gostou do texto, clique nos botões abaixo e compartilhe nas Redes Sociais.
Há quase 15 anos atendendo diversos clientes na Zona Norte de São Paulo. Sempre se atualizando e zelando pelo Bem Estar dos seus clientes e de seus pets.