Seu cachorro tem medo de Barulho de Trovões ou Fogos de Artifício?
Vivendo nas grandes cidades, nossos pets passaram a conviver com infinitos tipos de estímulos sonoros.
Muitos destes estímulos fazem parte da rotina diária deles, como a nossa chegada em casa através do barulho do motor do nosso carro, o som de instrumentos musicais, rádios, TV, sirenes, etc.
Existem registros de cães, que são capazes de identificar a chegada do dono quando este encontra-se ainda a muitos metros de sua casa.
Com isto, deduz-se que os cães, além de ter este sentido muito apurado, também sofrem quando o barulho se torna extremo ou súbito, como no caso dos trovões e fogos de artifício.
Muitos cães convivem até que razoavelmente bem com tais barulhos.
Porém, outros passam a desenvolver um quadro de stress tão grave, que além de fazer com que o animal adoeça, pode leva-lo à morte pelo desespero e ou tentativa de fuga inesperada.
Quem nunca ouviu o relato de pessoas se sentindo preocupadas em finais de campeonatos de futebol ou no réveillon por causa de seus cães?
Sim, é também extremamente preocupante para os donos observar o desespero dos animais diante dos estampidos súbitos dos fogos de artifício.
E o que dizer de animais que já começam a mudar seu comportamento quando o dia vai escurecendo e se aproximando uma tempestade?
Muitos cães pressentem as mudanças de tempo e ficam amedrontados e muito estressados com o barulho dos trovões.
Mas há algum tratamento para medo do barulho de trovões ou fogos de artifício?
O Tratamento Homeopático é sempre individualizado e para cada temperamento procura buscar um auxílio, desde que se torne patológico.
Na rotina clínica, é bastante comum o aparecimento destes casos, sendo sempre muito triste o relato dos proprietários sobre seus cães diante destas situações.
Temos tido bons resultados com a orientação de manejo e a introdução do medicamento homeopático adequado para este tipo de problema, pois não é raro vermos animais feridos por tentar “escapar” destes barulhos assustadores.
Diante de situações que não podemos mudar, devemos procurar nos adaptar da melhor forma possível e tentar recuperar o bem-estar dos nossos animais, fazendo com que passem a conviver melhor com estas situações!
Ou você poderá seguir com algumas dicas para caso seu pet tem medo de barulho de trovões ou fogos de artifício.
Isso poderá ajudá-lo.
Caso as dicas não funcionem, leve o seu cachorrinho ao Veterinário ou procure por um Tratamento Homeopático.
E você já passou por isso?
Deixe um comentário nos contando a sua experiência.
E se gostou do texto, clique nos botões abaixo e compartilhe nas Redes Sociais.
Médica Veterinária graduada pela FMVZ-USP, com especialização em Homeopatia e Acupuntura no IBEHE.