Você sabia que a Acupuntura Veterinária pode tratar de problemas na coluna dos nossos Pets?
Os problemas de coluna provenientes do envelhecimento não são exclusividade dos seres humanos.
Os cães, nossos companheiros domésticos, também estão sujeitos ao desgaste da coluna.
Uma das causas mais frequentes das consultas em animais idosos corresponde a queixas relacionadas à coluna vertebral: apatia, tristeza, dificuldade em se movimentar, andar cambaleante, mancar, posturas anormais e com curvatura do dorso, tremores musculares, paralisia dos membros e principalmente muita dor.
Os problemas que acometem a coluna podem variar de uma simples distensão muscular a problemas muito mais sérios como as espondiloses (bico-de-papagaio), as espondilites anquilosantes (que provocam a rigidez de segmentos da coluna), fraturas e as discopatias.
As discopatias são sem dúvida, junto com as fraturas, as causas mais graves e que acabam levando à insensibilidade de membros ou até a paralisia dos membros (membros posteriores com maior frequência).
Acupuntura Veterinária: Existem raças com maior chance de ter problema na coluna?
Existem sim.
Os animais pequenos com coluna alongada e pernas curtas:
Os cães de raças grandes e pesadas como o Labrador, Pastor Alemão, Doberman, Dog Alemão, Rotweiller, etc.
Os problemas de uma forma geral advém de exercícios forçados que podem provocar quedas e exaustão, ganho de peso acentuado, o subir e descer de escadas, o impacto provocado pelo pular para locais mais altos ou baixos (exemplo de cães pequenos que sobem e descem dos sofás, camas), pisos escorregadios principalmente para raças pesadas, etc.
A partir do momento em que o problema se instala, o melhor a fazer é procurar a orientação de um veterinário.
O médico veterinário, além do exame físico e da anamnese, pode utilizar de exames complementares tais como radiografia e tomografia (nos casos mais graves).
O tratamento pode evoluir rapidamente para o alívio das dores utilizando-se analgésicos e anti-inflamatórios.
Dependendo da lesão (discopatia com lesão medular) o prognóstico pode ser mais reservado, ao deixar sequelas mais graves como a paralisia.
O tempo de tratamento pode variar de dias a meses dependendo da lesão na coluna.
Atualmente, além do uso de medicamentos e da fisioterapia, podemos contar com o auxílio da Acupuntura Veterinária.
Acupuntura Veterinária: Como Funciona
A Acupuntura é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa, que existe há mais de 6000 anos e notoriamente nos auxilia na redução das dores e na mais rápida recuperação do animal, favorecendo inclusive o trabalho de fisioterapia muitas vezes necessária nestes casos.
Com o auxílio de pequenas agulhas colocadas nos pontos de dor e nos meridianos que transcorrem ao longo do corpo, informações são lançadas ao cérebro do paciente através de neurotransmissores.
Como consequência deste tratamento, obtemos uma resposta mais rápida e duradoura de cura ou de melhora na qualidade de vida do animal.
O melhor tratamento ainda é a prevenção, isto é, procurar evitar situações que possam favorecer acidentes, evitar que os animais engordem demais, evitar o subir e descer de escadas e outros exercícios que não sejam favoráveis aos cães.
Não devemos esquecer também do uso de coleiras apropriadas para não forçar a coluna cervical dos cães.
Você sabia que, além de Acupuntura, os nossos Pets podem ser tratados com a Homeopatia?
Deixe um comentário nos contando a sua experiência.
E se gostou do texto, clique nos botões abaixo e compartilhe nas Redes Sociais.
Médica Veterinária graduada pela FMVZ-USP, com especialização em Homeopatia e Acupuntura no IBEHE.