Verme de Cachorro é uma das dúvidas mais comuns dos nossos clientes sobre os seus amigões.
Principalmente, quando se trata de adotar um cachorrinho abandonado na rua, ou até mesmo em ONGs, é muito comum encontrar cachorrinhos com vermes.
Mas, nem todos os vermes de cachorro são iguais.
O que vamos falar hoje é sobre a Toxocaríase.
Uma doença muito comum entre nossos animais de estimação e que muitas vezes passa desapercebido por aqueles que convivem com eles.
Toxocara canis é um verme de cachorro comumente encontrado no intestino de cães.
Estágios que levam a infecção são encontrados no ambiente, principalmente em áreas frequentadas por um grande número de cães como canis, parques ou nas calçadas publicas.
Crianças também costumam se infectar com essa doença ao não se higienizarem após brincarem em locais frequentados por animais portadores ou simplesmente brincando com cães doentes.
Todos os cães deveriam ser tratados rotineiramente (uma vez a cada 3 meses para aqueles que frequentam as ruas, ou a cada 6 meses para os que permanecem o tempo todo dentro de casa).
Dessa forma, conseguirmos fazer um controle sobre a população de cães infectados e sobre o ambiente que todos utilizam.
O que ajuda a diminuir os riscos de contato e transmissão entre eles e para os humanos.
Filhotes geralmente já nascem com essa doença por conta da infecção ser transmitida ainda no útero materno.
Por isso a importância da vermifugação nos primeiros períodos de vida do pequenino.
Todos os cachorros possuem Verme de Cachorro?
Muitos cães (algo entre 10 – 40% dos adultos e até 70% dos filhotes em áreas urbanas) possuem o verme presente em seu corpo.
Mesmo os que não apresentam sinais clínicos externos da doença.
Entretanto, esses cães periodicamente passam o estado de ovo do verme em suas fezes, contaminando dessa forma o ambiente e agindo como fonte de infecção para a disseminação entre outros animais.
A Toxocariase é causada por um nematoide – Toxocara canis – que é um verme redondo podendo alcançar até 18 cm de comprimento, que vivem no intestino dos cães.
Há alguma raça com pré disposição para Verme de cachorro?
Não existe uma pré disposição racial para o parasita.
Todos os cães podem ser infectados, principalmente os filhotes, que geralmente apresentam sinais clínicos da doença como vômitos, diarreia, diminuição em seu desenvolvimento, abdômen distendido pela presença de gases ou até mesmo uma respiração ruidosa, tosses e descargas nasais.
Muitas vezes tais filhotes apresentam um desconforto abdominal, reagindo de forma agressiva ao serem tocados e permanecendo relutantes em até mesmo se locomover.
A morte pela Toxocariase é rara, mas efeitos secundários á doença podem ser fatais como a obstrução pelos vermes, ulceração e perfuração da parede do intestino ou uma intussuscepção intestinal (uma espécie de invaginação do órgão que leva a necrose) levada pela diarreia crônica.
Por esse motivo todos os filhotes que adentram uma clínica veterinária pela primeira vez devem ser assumidos de estarem infectados.
O diagnóstico pode ser confirmado através de um exame coproparasitológico simples.
Lembre-se, esses exames devem sempre ser solicitado pelo médico responsável em quadros de diarreias crônicas como um exame de rotina.
Mas, a Toxocaríase tem cura?
O tratamento da Toxocariase é simples e barato ao se usar vermífugos (que além do toxocara canis, ainda protegem os animais de outros vermes intestinais tais como Dipillidium caninum, Trichuris vulpis e Ancylostoma que possuem sintomas semelhantes).
Infelizmente o risco de re-infecção é um problema.
Por isso a importância de um tratamento periódico do animal e do local onde esse frequenta.
E ai, você se lembra da ultima vez que vermifugou seu amiguinho?
Vamos abrir os olhos e cuidar daqueles que não podem fazer isso sozinho.
Fica aqui o conselho!
Você teve alguma experiência desse tipo com o seu amigão?
Deixe um comentário nos contando a sua experiência.
E se gostou do texto, clique nos botões abaixo e compartilhe nas Redes Sociais.
Médico Veterinário, graduado pela UNISA há quase 15 anos. É proprietário e Responsável técnico pela Clínica Veterinária Jardim França na Zona Norte de São Paulo.